Esteban Ocon sublinhou a “incrível” reviravolta levada a cabo pela Haas no Grande Prémio da China.
Apenas uma semana depois de ter sido a equipa mais lenta do pelotão em Melbourne, a Haas obteve em Xangai um dos melhores resultados da sua história na Fórmula 1.
Ocon qualificou-se no 11º lugar para a sua segunda corrida com a formação norte-americana e viu a bandeirada de xadrez em sétimo, numa recuperação que incluiu uma ultrapassagem arrojada ao Mercedes de Andrea Kimi Antonelli.
O outro Haas de Oliver Bearman cruzou a linha de meta em décimo após ter alinhado no 17º lugar da grelha de partida.
Embora esse resultado já tivesse deixado a equipa nas nuvens, a ocasião viria a tornar-se ainda mais especial: as desqualificações de Charles Leclerc e Lewis Hamilton por infrações técnicas promoveram Ocon a quinto e Bearman a oitavo.
“Há alguns dias estávamos no último lugar em Melbourne, mas não dormimos muito desde então e valeu a pena, pois discutimos tudo e onde podemos desbloquear o desempenho do carro”, disse Ocon. “Sabíamos que havia mais desempenho a obter. É óbvio que estamos ansiosos por melhorar mais, mas os sinais para já são bons.”
“Honestamente, foi uma reviravolta incrível da equipa. Estou orgulhoso de toda a gente em Maranello, Banbury e Kannapolis. Todos trabalharam arduamente para encontrar soluções. Parabéns a eles e, claro, parabéns também ao Ollie. São pontos muito importantes. Ele estava fora de posição ontem, mas hoje também recuperou com uma estratégia alternativa. É ótimo ver isso.”
Ayao Komatsu, diretor de equipa, admitiu que não esperava um resultado tão positivo para a Haas na China.
“Foi um dia fantástico”, afirmou. “Reagimos muito bem à nossa mudança de circunstâncias. Alterámos a afinação do carro após a sprint e funcionou realmente na qualificação e na corrida. A comunicação e a execução na corrida de hoje foram muito boas.”
“Penso que foi a melhor reação que poderia ter pedido, todos continuaram o trabalho depois de Melbourne. Não estava à espera de somar sete pontos hoje. Se alguém me tivesse dito que iríamos somar um ponto, teria ficado satisfeito. É um resultado fantástico. Estou ansioso por trabalhar em conjunto como equipa e melhorar este carro.”