Numa reunião que decorreu hoje no Circuito Internacional do Bahrain, a Fórmula 1 apresentou às equipas as suas propostas para o ano de 2021.
“A Fórmula 1 é um desporto com uma rica história”, disse Chase Carey, presidente e diretor executivo da Fórmula 1. “Queremos preservar, proteger e enaltecer essa história ao desbloquear todo o potencial e dar aos fãs um desporto mais competitivo e entusiasmante.”
“Somos movidos por um desejo: criar a marca desportiva líder mundial. Focada nos fãs, bem sucedida comercialmente, lucrativa para as equipas e com a inovação tecnológica no seu coração.”
Principais iniciativas estratégicas
Unidades de potência
- As unidades de potência deverão ser mais baratas, simples e barulhentas, com mais potência e uma necessidade reduzida de penalizações na grelha de partida
- Devem continuar a ser relevantes para a estrada e híbridas, com os fabricantes a construírem motores únicos e originais
- Novas regras devem ser atrativas para a entrada de novas equipas
- Equipas cliente devem ter acesso a um desempenho equivalente
Custos
- A forma como o dinheiro é gasto deve ser mais importante do que a quantia de dinheiro gasto
- Embora devam existir elementos padronizados, a diferenciação entre os carros deve continuar a ser fundamental
- Implementação de uma redução de custos que mantenha a Fórmula 1 numa posição de pináculo do desporto motorizado com uma tecnologia de ponta
Receitas
- O novo critério de distribuição de receitas deve ser mais equilibrado, baseado na meritocracia do desempenho atual e recompensar o sucesso das equipas e do detentor dos direitos comerciais
- A franquia e o valor histórico da Fórmula 1 devem continuar a ser reconhecidos
- Suporte de receitas para carros e fornecedores de motores
Regras e regulamentações desportivas e técnicas
- É necessário alterar os carros para aumentar as oportunidades de ultrapassagem
- A tecnologia da engenharia deve continuar a ser importante, mas a habilidade do piloto deve ser o fator predominante no desempenho do carro
- Os carros devem e permanecerão diferentes uns dos outros e manterão os diferenciais de desempenho em áreas como a aerodinâmica, suspensões e desempenho do motor. No entanto, áreas que não são relavantes para os fãs têm de ser padronizadas.
Administração
- Uma estrutura simples entre equipas, FIA e Fórmula 1.