Daniel Ricciardo foi o mais rápido numa sessão em que três equipas ocuparam as três primeiras posições no Circuito Internacional do Bahrain.
Com pneus macios, Ricciardo rodou em 1:31.060 e deixou o Mercedes de Valtteri Bottas a cerca de três décimos de segundo.
Por outro lado, o seu colega de equipa Max Verstappen viu a sua sessão ser condicionada por um problema elétrico e não foi além da última posição.
Kimi Raikkonen confirmou o terceiro lugar ao terminar a menos de um décimo de segundo do seu compatriota e ao ser 12 milésimos mais rápido do que o SF71H de Sebastian Vettel.
Depois de cometer um erro na sua volta rápida, Lewis Hamilton não realizou outra tentativa de atacar as posições cimeiras e foi apenas quinto, a mais de um segundo do tempo de Ricciardo.
Romain Grosjean levou um Haas com supermacios ao sexto posto, enquanto Pierre Gasly foi sétimo com um Toro Rosso equipado com macios.
Carlos Sainz (8º) e Nico Hulkenberg (10º) colocaram ambos os Renault nos dez primeiros e ficaram separados pelo Haas de Kevin Magnussen.
Já a McLaren, com supermacios montados nos MCL33, não entrou no lote dos dez mais rápidos. Fernando Alonso foi 11º e Stoffel Vandorne 13º, com Charles Leclerc a surpreender e a colocar um Sauber com macios entre os dois.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Bahrain