A Haas anunciou ter estabelecido uma parceria técnica com a Toyota Gazoo Racing, a divisão de desportos motorizados do construtor japonês.
O acordo plurianual foi oficializado esta sexta-feira em Fuji e é paralelo à parceria entre a Haas e a Ferrari – o que significa que a equipa norte-americana continuará a utilizar motores da Scuderia, mas partilhará “experiência, conhecimentos e recursos” com a Toyota.
O objetivo do acordo é tornar a Haas mais competitiva na Fórmula 1 e promover o desenvolvimento dos conhecimentos e competências da Toyota.
Os nipónicos assistirão a Haas no desenvolvimento aerodinâmico e no design e fabrico de peças em fibra de carbono, ao passo que a formação de Gene Haas oferecerá os seus conhecimentos técnicos e benefícios comerciais em troca.
No seu comunicado, a Toyota Gazoo Racing ressalvou que o acordo não significa o regresso a nível oficial da marca à grelha da Fórmula 1.
A Toyota competiu na Fórmula 1 entre 2002 e 2009, estando agora presente nos Mundiais de Resistência, Ralis e Rally-Raid.
“Estou extremamente entusiasmado com o facto de a Haas e a Toyota Gazoo Racing se terem juntado para estabelecer esta parceria técnica”, disse Ayao Komatsu, diretor de equipa da Haas.
“Ter um líder mundial no setor automóvel a apoiar e a trabalhar ao lado da nossa organização, enquanto procura desenvolver e acelerar os seus próprios conhecimentos técnicos e de engenharia – é simplesmente uma parceria com benefícios óbvios para ambas as partes.”
“A capacidade de explorar os recursos e a base de conhecimentos disponíveis na Toyota Gazoo Racing, ao mesmo tempo que beneficiamos dos seus processos técnicos e de fabrico, será fundamental para o nosso próprio desenvolvimento e para o nosso claro desejo de aumentar ainda mais a nossa competitividade na Fórmula 1.”
“Em contrapartida, oferecemos uma plataforma para a Toyota Gazoo Racing utilizar plenamente e, subsequentemente, desenvolver as suas capacidades de engenharia internas.”
“Estou naturalmente satisfeito por termos tido o apoio da Fórmula 1 e do nosso parceiro de longa data, a Scuderia, Ferrari, na formação desta nova parceria técnica – concebida para alcançar um sucesso contínuo nos nossos esforços na Fórmula 1.”
Tomoya Takahashi, presidente da Toyota Gazoo Racing, sublinhou que a parceria com a Haas representará uma valiosa oportunidade para os mecânicos, engenheiros e pilotos do construtor japonês.
“A Toyota Gazoo Racing, juntamente com a Haas, decidiu estabelecer um novo programa de desenvolvimento de pilotos para cultivar os pilotos que ambicionam atingir o pinávulo do desporto motorizado”, afirmou Takahashi.
“Especificamente, os pilotos da TGR participarão em testes com a Haas para ganharem experiência de condução na Fórmula 1.”
“Através desta parceria, acreditamos que seria fantástico se conseguíssemos desenvolver pilotos que pudessem assegurar lugares regulares na Fórmula 1 no futuro.”
“E, desta vez, não serão apenas os pilotos a enfrentar desafios. Os engenheiros e mecânicos da TGR também se juntarão à Haas no pináculo do desporto motorizado.”