James Vowles diz que a próxima temporada será “difícil” para a Williams, uma vez que a equipa centrará os seus esforços nos novos regulamentos de 2026.
O construtor britânico tem vindo a progredir ao longo da presente temporada e entrará para as últimas seis corridas com a convicção de que poderá estar consistentemente na luta pelos lugares pontuáveis.
No entanto, Vowles, diretor de equipa, revelou ter avisado os seus pilotos de que o próximo ano poderá ficar marcado por um retrocesso em termos de desempenho.
“É a mensagem que o Alex e o Carlos sabem: 2025 vai ser difícil, penso eu”, disse Vowles ao Motorsport.com. “Não nos vão ver a avançar, vamos recuar um pouco.”
“Se acontecer, não me importo com isso, porque simplesmente significa que estou a investir ao ritmo certo para 2026 em comparação com os que me rodeiam. É isso que devemos esperar: vamos comprometer 2025. Isso não significa que vamos ficar em décimo lugar, mas vai ser um ano difícil.”
Vowles sublinhou o quão ambiciosos são os planos da Williams para o futuro e admitiu que a equipa pode não conseguir concretizar os seus objetivos sem percalços pelo caminho.
“Estamos a tentar dar saltos – não passos em frente, não avanços graduais, não ganhos mínimos, mas saltos na tecnologia e no que estamos a fazer”, acrescentou. “E, ao fazê-lo, vamos tropeçar em nós próprios. E eu sinto-me confortável com isso, porque não podemos desaprender o que aprendemos.”
“Dou-vos quase uma garantia: infelizmente, vamos voltar a tropeçar em nós próprios. Não creio que seja em 2025. Penso que temos um caminho suficientemente bom para nos levar até lá. Penso que em 2026, o que estamos a pedir à organização é mais do que aquilo que podemos entregar. Por isso, temos de nos adaptar ou talvez tropeçar um pouco pelo caminho.”