É oficial: Adrian Newey ingressará na Aston Martin como ‘Managing Technical Partner’ em 2025 para ajudar a formação de Silverstone a chegar ao topo na Fórmula 1.
O engenheiro britânico aceitou a proposta milionária de Lawrence Stroll e começará a trabalhar no projeto para os regulamentos de 2026 em Março do próximo ano, altura em que o “período de jardinagem” obrigatório chegará ao fim.
Newey iniciou a sua carreira na Fórmula 1 em 1988 para desenhar o carro da March, tendo depois disso integrado as estruturas da Williams, da McLaren e da Red Bull.
Ao longo da sua carreira, Newey contribuiu para a construção de 14 carros campeões do mundo – seis deles da Red Bull, equipa que decidiu abandonar este ano após uma colaboração de quase duas décadas.
Os meses que sucederam o anúncio da saída de Newey da Red Bull ficaram marcados pelos inúmeros rumores em torno do futuro do mago britânico.
Newey foi apontado a diversas equipas e terá mesmo um recebido uma oferta da Ferrari, mas uma visita às novas instalações da Aston Martin em Silverstone terá convencido o ex-diretor técnico da Red Bull a permanecer no Reino Unido.
Newey é a mais recente adição ao ambicioso projeto que Stroll está a colocar em marcha para 2026, temporada em que se iniciará uma nova era regulamentar e a parceria entre a Aaton Martin e a Honda.
O construtor britânico tinha anunciado recentemente as contratações de Enrico Cardile, ex-diretor técnico do chassis da Ferrari, e Andy Cowell, ex-líder da divisão de motores da Mercedes.