Numa decisão com fortes repercussões na luta pelo título, Lando Norris e Oscar Piastri foram desclassificados do Grande Prémio de Las Vegas.
Os dois pilotos da McLaren tinham terminado a corrida de Las Vegas na segunda e quarta posições, com Norris a conseguir, uma vez mais, aumentar a sua vantagem face a Piastri no campeonato.
No entanto, nas verificações pós-corrida, foi detetado que os patins traseiros dos carros de Norris e Piastri estavam desgastados para além do limite legal, o que levou a que os comissários desportivos viessem a confirmar a dupla desclassificação.
Para além de promover George Russell à segunda posição e Andrea Kimi Antonelli ao lugar mais baixo do pódio, o veredito tem um impacto direto no campeonato de pilotos.
Com o resultado original da corrida de Las Vegas, Norris partia para o Grande Prémio do Qatar com 30 pontos de vantagem sobre Piastri e 42 em relação a Verstappen.
Depois das desclassificações, Norris dispõe de 390 pontos, enquanto Piastri e Verstappen estão em igualdade pontual com menos 24 do que o britânico.






