Oscar Piastri fará a sua estreia na Fórmula 1 com a McLaren em 2023. O CRB (Comissão de Reconhecimento de Contratos) decidiu de forma unânime que o único contrato válido do piloto australiano é com a McLaren.
“O Tribunal emitiu uma Decisão Unânime de que o único Contrato a ser reconhecido pelo painel é o Contrato entre a McLaren Racing Limited e Piastri, datado de 4 de Julho de 2022. Piastri tem o direito de pilotar para a McLaren Racing Limited nas temporadas de 2023 e 2024”.
O ainda piloto de reserva da Alpine, que chegou a ser anunciado pela marca francesa como o substituto de Fernando Alonso, ingressará na McLaren para fazer equipa com Lando Norris.
O acordo entre o australiano e a formação de Woking já estava assinado, razão pela qual Piastri se viu obrigado a recorrer às redes sociais para comunicar que não ocuparia o lugar do espanhol na Alpine.
A Alpine já reagiu em comunicado e vai respeitar a decisão do CRB:
“A equipa BWT Alpine F1 agradece à Comissão de Reconhecimento de Contratos (CRB) por se ter reunido na segunda-feira e reconhecemos a decisão que tomaram. Consideramos o assunto encerrado do nosso lado e anunciaremos oportunamente o nosso line-up de pilotos para 2023. O nosso foco imediato é o Grande Prémio dos Países Baixos e a obtenção de pontos na nossa luta pelo quarto lugar no Campeonato dos Construtores.”
Piastri, que durante a primeira metade do ano completou um extenso programa de testes ao volante de carro de Fórmula 1 na Alpine, conta com um sublime palmarés nas categorias de promoção, uma vez que alcançou três títulos de forma consecutiva: Fórmula Renault (2019), Fórmula 3 (2020) e Fórmula 2 (2021).