Os comissários desportivos anularam a penalização atribuída a Andrea Kimi Antonelli, o que significa que o italiano terminou a sua corrida de estreia no quarto posto.
Kimi Antonelli, que tinha sido eliminado na primeira fase da sessão de qualificação, impressionou ao recuperar até quarto numa corrida marcada pelas condições traiçoeiras em Melbourne.
No entanto, uma penalização de cinco segundos devido a um ‘unsafe release’ atirou o piloto da Mercedes para quinto e promoveu Alex Albon a quarto.
Após a corrida, a Mercedes submeteu um pedido de revisão ao incidente e apresentou evidências que levaram os comissários desportivos a reconsiderar a decisão original.
“A equipa forneceu um vídeo da câmara ‘roll hoop’ que estava anteriormente indisponível”, lê-se no comunicado da FIA.
“Este vídeo era relevante e significativo na opinião dos comissários desportivos e estava indisponível na altura da decisão original.”
“Depois de examinarem o novo vídeo, bem como imagens adicionais que não estavam disponíveis para os comissários desportivos e que foram obtidas a partir do helicóptero, os comissários desportivos decidem reverter a decisão anterior.”
“Como resultado, a penalização do Carro 12 é retirada e não é necessária qualquer ação adicional.”
“É evidente que o Carro 12 não entrou para a via rápida até uma distância significativa da via das boxes e só depois de o piloto ter verificado o espelho para confirmar a passagem com o Carro 27. A câmara mostra que o piloto tinha espaço suficiente para passar em segurança pelas boxes da McLaren sem qualquer risco para os mecânicos.”