A Red Bull e a AlphaTauri continuarão a utilizar motores da Honda até ao final da temporada de 2024 apesar da saída do construtor japonês da Fórmula 1 após 2021.
Embora tenha anunciado em Outubro do ano passado que não estaria na Fórmula 1 em 2022, a Honda mostrou-se sempre recetiva a ceder a propriedade intelectual à Red Bull para que a equipa pudesse continuar a utilizar as suas unidades motrizes.
O anúncio de hoje surge na sequência da aprovação do congelamento do desenvolvimento dos motores a partir do final de 2021 e até 2025 por parte da Comissão da Fórmula 1.
Uma nova empresa, designada por Red Bull Powertrains Limited, foi formada pela equipa para a gestão do projeto e irá operar a partir das instalações de Milton Keynes.
“Temos vindo a discutir este tópico com a Honda há algum tempo e, na sequência da decisão da FIA de congelar o desenvolvimento das unidades motrizes a partir de 2022, pudemos finalmente chegar a um acordo relativamente à continuação da utilização das unidades motrizes da Honda”, disse Helmut Marko, conselheiro da Red Bull.
“Estamos gratos pela colaboração da Honda a este respeito e por ajudar a assegurar que tanto a Red Bull como a AlphaTauri continuem a ter unidades motrizes competitivas.”
“A criação da Red Bull Powertrains Limited é um passo arrojado da Red Bull, mas é um passo que demos após uma cuidadosa e detalhada consideração. Estamos conscientes do enorme empenho necessário, mas acreditámos que a criação desta nova empresa é a opção mais competitiva para ambas as equipas.”