Após meses de especulação, a Mercedes confirmou que George Russell substituirá Valtteri Bottas para fazer equipa com Lewis Hamilton na temporada de 2022 da Fórmula 1.
Russell, parte integrante do programa de pilotos da Mercedes desde 2017, será promovido a um lugar na formação de Brackley depois de três anos ao serviço da Williams.
Durante esse período, Russell, que ingressou na Fórmula 1 como campeão da Fórmula 2, impressionou ao extrair o máximo de um pouco competitivo pacote da equipa britânica.
Apesar de ter ganho a alcunha de Mr. Saturday com as suas impressionantes prestações em qualificação, Russell terminou as temporadas de 2019 e 2020 sem pontuar pela Williams, que não tinha argumentos para sair do décimo e último posto do campeonato de construtores.
Em 2021, Russell, presença assídua nas terceiras fases das sessões de qualificação, somou os seus primeiros pontos com a equipa num caótico Grande Prémio da Hungria em que se classificou na sétima posição.
No Grande Prémio seguinte, o piloto de 23 anos brilhou ao conquistar, à chuva, o segundo lugar na grelha de partida em Spa-Francorchamps, resultado que se transformaria no seu primeiro pódio na Fórmula 1 devido ao facto de as condições climatéricas terem impedido que a bandeira verde fosse agitada na corrida.
O anúncio da promoção de Russell à Mercedes surge um dia depois de Bottas ter sido confirmado como o substituto de Kimi Raikkonen na Alfa Romeo em 2022.
Recorde-se que o evento inaugural da próxima temporada será o segundo de Russell com a Mercedes, uma vez que o britânico já tinha sido chamado pela equipa para ocupar o lugar de um Hamilton infetado com Covid-19 no Grande Prémio de Sakhir de 2020, prova onde esteve muito perto de triunfar depois de se ter qualificado na segunda posição.