Sébastien Ogier revelou ter olhado para Sebastian Vettel como uma inspiração ao longo da sua carreira e afirmou acreditar que o ex-piloto de Fórmula 1 reúne as capacidades necessárias para ser bem sucedido nos ralis.
Numa rúbrica recém-criada pela Fórmula 1, o octocampeão do mundo de ralis e atual líder do Mundial foi desafiado a escolher a personalidade do desporto que mais admira.
O piloto francês optou por falar sobre o seu apreço pelo tetracampeão Vettel, partilhando histórias sobre a relação de amizade que mantém com o alemão desde 2012.
“É muito difícil escolher um momento na carreira do Seb. Tornar-se campeão do mundo é um feito espantoso, mas fazê-lo quatro vezes consecutivas é muito especial, e isso é provavelmente o que se destaca para mim.”
“Ele ganhou o seu último título quando eu ganhei o primeiro, em 2013, e nessa altura ele era uma grande inspiração. Para além isso, ele fazia parte dos ‘Sebs’ dominadores: tínhamos o Loeb nos ralis e ele na Fórmula 1, e eu sonhava em ser o próximo!”
“Em criança, via sempre a Fórmula 1 como o auge das corridas de circuitos. O meu pai idolatrava o Ayrton Senna na altura e íamos ao Mónaco todos os anos só para ver o treino livre de quinta-feira, porque nessa altura não se pagava para assistir numa parte da pista. Começou assim para mim.”
“De qualquer modo, de volta ao Seb. Ele teve uma carreira incrível, conduzindo para equipas fantásticas como a Ferrari e a Red Bull. Claro que o final foi um pouco mais difícil e, aos meus olhos, ele merecia melhor em termos de corridas e resultados. Mas não podes tirar nada ao seu feito: conseguir quatro títulos consecutivos é excecional.”
É claro que o desporto motorizado é um desporto de equipa e vais sempre ganhar se estiveres rodeado pelas pessoas certas. Mas também acredito que é preciso ser um bom líder para que isso aconteça, e penso que o Sebastian também teve isso nele. Ele é capaz de mover as pessoas, de mover a equipa para o apoiar a 100% e de motivar todos para darem o seu melhor.”
“Mas respeito a decisão de se retirar – também é motivada pelo seu desejo de ser um pai melhor em casa e de ter mais tempo para a sua família.”
“O que eu gostaria de dizer sobre o Seb é que ele é obviamente um desportista espantoso, mas também o admiro como pessoa. E acho que foi muito bom ver, no ano passado, quando ele se retirou, quantas pessoas escreveram coisas muito boas sobre a sua personalidade.”
“Sou um pouco mais velho do que ele, mas quando começámos a correr esta questão do meio ambiente não estava tão presente como hoje. É algo que nos vai afetar muito e queremos fazer algo pelas nossas futuras gerações – somos os dois pais e pensamos também nos nossos filhos neste momento.”
“É claro que é mais fácil falar quando és o Sebastian Vettel, quando és quatro vezes campeão do mundo e tens essa história no desporto para tomar uma posição. Mas é daí que a liderança precisa de vir. É claro que pessoas como ele e o Lewis têm mais credibilidade, mas ainda assim, nem todos o fazem.”
“O Seb fê-lo na Fórmula 1 de uma forma excelente. Ele utilizou a sua posição e tem definitivamente um impacto quando alguém como ele começa a falar.”
“Já não falo com o Seb há alguns meses, mas as nossas esposas falam muito uma com a outra, muito mais do que nós, e dizemos sempre que nos devemos encontrar, que devemos fazer alguma coisa. Tenho a certeza de que nos encontraremos de novo em breve. Mas o engraçado é que eu considero o Seb um casamenteiro.”
“Não tenho a certeza se foi a primeira vez que nos encontrámos, mas na Corrida dos Campeões em 2012 ele estava lá a correr pela equipa alemã com o Michael Schumacher e eu estava lá pela equipa francesa com o Romain Grosjean, e digamos que no final da temporada todos estão bastante descontraídos.”
“Por isso, tivemos um ‘afterparty’ bastante animado, com um pouco de álcool. Digamos apenas que estou sempre a dizer que é graças ao Seb que eu e a minha mulher estamos juntos!”
“O Seb e eu sempre falámos em trocar de lugares e consegui testar para a Red Bull na Fórmula 1 há alguns anos, o que foi uma experiência espantosa. Mas nunca tive a oportunidade de trocar de lugar com o Seb.”
“Estou bastante certo de que ele poderia ser bem sucedido nos ralis porque tem muitas habilidades como piloto, mas ele é um tipo inteligente. Não sei se isso estará na sua agenda, ele é um grande homem de família e tenho a certeza de que está a desfrutar e provavelmente não está preparado para os deixar por muito tempo novamente. Penso que seria uma experiência divertida para ele tentar, nunca se sabe.”
“O que eu sei é que ele continuará a fazer grandes coisas no desporto, quer esteja ao volante ou não.”