2017 foi um ano marcado por novos recordes estabelecidos na Fórmula 1, mas os livros da história podem ser novamente reescritos na temporada que está prestes a começar.
Hamilton pode bater recorde de pontos consecutivos de Raikkonen
Foi no Grande Prémio da Malásia de 2016 que Lewis Hamilton ficou fora dos dez primeiros pela última vez. Desde então, o britânico leva uma incrível sequência de 25 corridas a pontuar e está muito perto do recorde estabelecido por Kimi Raikkonen entre 2012 e 2013, com o finlandês a ter terminado entre os 10 dez primeiros por 27 vezes consecutivas.
O recorde que Hamilton poderá estar prestes a bater demonstra também a consistência e fiabilidade da Mercedes na era V6 turbo híbrida.
Três pilotos a caminho dos 100 pódios
Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso estão perto de alcançar os 100 pódios na Fórmula 1, um feito até agora conseguido apenas por Michael Schumacher, Lewis Hamilton e Alain Prost.
O alemão da Ferrari é quem tem a vida mais facilitada nesse aspeto e pode chegar aos três dígitos já na Austrália. Por outro lado, o seu colega de equipa precisa de nove pódios e Alonso de três.
Mercedes pode juntar-se à Ferrari ao conquistar cinco títulos consecutivos
Os ‘flechas de prata’ têm dominado a era dos V6 turbo híbridos e chegaram ao título de construtores nos últimos quatro anos. Embora esta seja, só por si, uma conquista incrível, é algo que já foi feito anteriormente por Ferrari, McLaren e Red Bull.
No entanto, se Lewis Hamilton e Valtteri Bottas somarem os pontos necessários para que a Mercedes volte a sagrar-se campeã no final de 2018, a equipa juntar-se-á à Ferrari no clube dos que alcançaram cinco títulos consecutivos.
Fórmula 1 pode ter novo pentacampeão no final do ano
Durante 45 anos, Juan Manuel Fangio foi o único piloto a contar com cinco títulos de campeão do mundo na Fórmula 1. Em 2002, Michael Schumacher igualou o argentino e nos dois anos seguintes elevou ainda mais a fasquia.
Depois de uma temporada de 2017 marcada pela luta entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel – onde o piloto da Mercedes saiu por cima – ambos partem para Melbourne com quatro campeonatos conquistados.
Ao longo das 21 corridas que compõem o calendário de 2018, cada um tentará obter o seu quinto título para ingressar num patamar muito exclusivo da Fórmula 1.
Alonso tornar-se-á quarto piloto a participar em 300 Grandes Prémios
Em 2001, com 19 anos, Fernando Alonso estreava-se na Fórmula 1 com a Minardi. Este ano, com 36, o espanhol da McLaren está perto de se tornar o quarto piloto a atingir a marca das 300 corridas – seguindo os passos de Michael Schumacher, Rubens Barrichello e Jenson Button.
Em condições normais, o 300º Grande Prémio da carreira de Alonso será o do Canadá, no próximo mês de Junho.
Max Verstappen pode continuar a bater recordes de “mais jovem de sempre”
Quando as luzes se apagarem em Melbourne, Max Verstappen iniciará a sua 61ª corrida e a quarta temporada na Fórmula 1. No entanto, o holandês de 20 anos tem ainda tempo para bater mais alguns recordes.
Aquele que já é o mais jovem de sempre a vencer uma corrida, a pontuar, a subir ao pódio e a obter uma volta mais rápida pode ainda tornar-se o mais novo da história a conquistar uma pole position.
Esse é um recorde que pertence a Sebastian Vettel, que tinha pouco mais de 21 anos quando assegurou a primeira posição na grelha de partida para o Grande Prémio de Itália de 2008.
Claro que se Max Verstappen continua a poder bater recordes de juventude na Fórmula 1, o mesmo se pode aplicar a Lance Stroll, que é ainda mais novo do que o piloto da Red Bull. No entanto, o canadiano não deverá ter no Williams FW41 um carro à altura do RB14.