Zak O’Sullivan venceu o prémio Aston Martin Autosport BRDC Jovem Piloto do Ano e garantiu um teste de Fórmula 1 com a equipa baseada em Silverstone.
O jovem britânico, que tinha sido anunciado na sexta-feira como piloto da academia da Williams, foi este domingo distinguido na gala de entrega de prémios do Autosport.
Para conquistar o prestigiado troféu de Jovem Piloto do Ano, O’Sullivan, campeão em título da Fórmula 3 britânica, teve de superar os compatriotas Jonny Edgar, Louis Foster e Ollie Bearman numa competição de dois dias levada a cabo pela Aston Martin na pista que acolhe o Grande Prémio da Grã-Bretanha.
Durante a sessão que decorreu no final do mês de Outubro, foram realizadas simulações de corrida e de qualificação num Fórmula 2 da MotorSport Vision, num Aston Martin Vantage GT3 da Garage 59 e num Ginetta LMP3 da BBM Sport.
Para além disso, os finalistas foram submetidos a testes de aptidão física e a uma avaliação aprofundada no simulador da equipa de Fórmula 1 da Mercedes.
O’Sullivan, que recebeu ainda um cheque de 200 mil dólares, juntou-se a uma lista de ex-vencedores do troféu que inclui nomes como Jenson Button, David Coulthard, Dario Franchitti, George Russell e Lando Norris.
“Fui para esta noite sem expectativas, estava um pouco nervoso e não comi muito, mas é incrível ganhá-lo”, disse O’Sullivan, que recebeu o troféu no dia do seu 17º aniversário.
“Gostei muito da experiência, mas ir para casa com o prémio é a cereja no topo do bolo. É enorme para um jovem piloto como eu que ainda está a desenvolver a sua carreira. Tantos pilotos de Fórmula 1 já venceram o prémio. É surreal e estou muito orgulhoso de fazer parte dessa lista.”
“Sabia que tinha sido bastante rápido no teste, especialmente na simulação de corrida de Fórmula 2. Estou bastante ansioso pelo teste de Fórmula 1. Espero que depois de um ano na Fórmula 3 o meu pescoço possa aguentar. Será ótimo poder dizer que conduzi um carro de Fórmula 1. “