Zak O’Sullivan completou esta terça-feira o seu primeiro teste com um carro de Fórmula 1 ao pilotar o Aston Martin de 2021 em Silverstone.
O britânico de 17 anos, membro da academia da Williams, venceu o prémio Aston Martin Autosport BRDC Young Driver of the Year em 2021 e ganhou, por isso, uma experiência de um dia com um monolugar do ano passado.
Criado pelo British Racing Drivers’ Club e apoiado pela revista Autosport e pela Aston Martin, o prémio destina-se a recompensar o jovem talento britânico que mais se destacou no desporto motorizado ao longo da temporada e colocá-lo mais perto do sonho da Fórmula 1.
O processo de seleção do vencedor incluiu sessões no simulador da Mercedes, avaliações de aptidão física e um teste de dois dias na pista de Silverstone com um Fórmula 2, um Ginetta LMP3 e um Aston Martin Vantage GT3.
Desde que a Aston Martin se juntou à iniciativa, o vencedor recebe a oportunidade de pilotar um carro de Fórmula 1 da equipa em Silverstone – experiência que O’Sullivan consumou durante o dia de terça-feira.
“Bastante louco, é um mundo diferente em comparação com o que estou habituado na Fórmula 3”, disse O’Sullivan. “Especialmente a primeira volta de instalação foi um grande abanão, fui basicamente atirado para a parte de trás do chassis.”
“Foi uma experiência de loucos, obviamente. É facilmente o carro mais rápido que já conduzi e desfrutei muito.”
Questionado sobre as principais diferenças entre o AMR21 e o monolugar que conduz na Fórmula 3, O’Sullivan respondeu: “Obviamente, a potência é uma loucura.”
“Penso que no geral, o equilíbrio é muito mais previsível e estável do que num carro de Fórmula 3, uma vez que na Fórmula 1 eles têm um pouco mais de liberdade para tornar o carro o mais agradável possível.”
“Mas o principal foram os travões. A principal limitação foi o meu pescoço e não o carro. Mas sim, a travagem é uma loucura.”
“Estávamos a travar 15, 20 metros mais tarde do que na Fórmula 3 e a rodar 80 ou 90 milhas por hora mais rápido. Portanto, sim, bastante louco, e estou bastante satisfeito com o quão longe consegui chegar, pelo menos na última saída.”
Ollie Bearman, Luke Browning, Jamie Chadwick e Louis Foster são os finalistas da edição de 2022 do Aston Martin Autosport BRDC Young Driver Award.