Um acidente de Charles Leclerc colocou um ponto final prematuro na fase final da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Miami e deu origem a uma classificação inesperada: Sergio Pérez alcançou a sua segunda pole position da temporada, mas o outro Red Bull de Max Verstappen foi apenas nono.
Leclerc cometeu um erro na sua primeira volta rápida da terceira fase da sessão e emergiu em pista à frente de todos os seus adversários para a segunda e derradeira tentativa em Miami.
No entanto, o piloto monegasco perdeu o controlo do seu Ferrari na Curva 7 e protagonizou um acidente semelhante ao de sexta-feira, situação que motivou um período de bandeira vermelha e o término da sessão.
Sendo o mais veloz na primeira tentativa, Pérez manteve a liderança da tabela de tempos e repetiu a pole position que tinha conquistado nas ruas de Jeddah.
O mexicano da Red Bull partilhará a primeira linha da grelha de partida com o Aston Martin de Fernando Alonso, que terá o Ferrari do compatriota Carlos Sainz atrás de si.
Kevin Magnussen mostrou um ritmo muito competitivo durante toda a sessão e beneficiou da bandeira vermelha para assegurar o quarto posto, diante do Alpine de Pierre Gasly.
O sexto lugar ficou para o Mercedes de George Russell, enquanto Leclerc largará da sétima posição caso o acidente não tenha provocado danos significativos no seu Ferrari.
Esteban Ocon levou o Alpine à oitava posição e partirá à frente de Verstappen, o derrotado do dia em solo norte-americano. O bicampeão em título e líder do campeonato abortou a sua primeira volta na sequência de um erro no primeiro setor e não foi, por isso, além do nono lugar, diante do Alfa Romeo de Valtteri Bottas.
Alex Albon averbou o 11º tempo e ficou de fora no Q2, assim como o Haas de Nico Hulkenberg, o Mercedes de Lewis Hamilton, o Alfa Romeo de Zhou Guanyu e o AlphaTauri de Nyck de Vries.
Lando Norris não escapou à eliminação na primeira fase da sessão, juntamente com o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, o Aston Martin de Lance Stroll, o outro McLaren de Oscar Piastri e o Williams do piloto da casa Logan Sargeant.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Miami