Sergio Pérez foi penalizado por ter causado uma colisão com Alex Albon no Grande Prémio de Singapura, mas manteve o oitavo lugar na classificação da corrida.
O mexicano recebeu uma sanção de cinco segundos por ter tirado partido de um toque no Williams de Albon para ganhar a posição ao tailandês na Curva 13.
No entanto, a penalização não tem qualquer efeito na classificação final de Pérez, uma vez que o piloto da Red Bull cruzou a linha de meta com cerca de 11 segundos de vantagem sobre Liam Lawson.
“Na aproximação à Curva 13, o carro 23 estava na frente, com o carro 40 à frente de ambos e a circular mais devagar”, lê-se no comunicado dos comissários desportos.
“O carro 23 tentou seguir a linha de corrida normal na Curva 13 e não tinha conhecimento da localização exata do carro 11. O carro 11 fez uma manobra por dentro ao carro 23 e, ao fazê-lo, colidiu com o carro 23.”
“Os comissários desportivos consideraram que se tratou de uma manobra tardia “otimista” do piloto do carro 11, que pode ser definida como um “mergulho”, e que não havia nada que o piloto do carro 23 pudesse ter feito para evitar a colisão.”
“Por conseguinte, é determinado que a culpa foi predominantemente do piloto do carro 11. Registamos que a presença do carro 40, mais lento, à frente do carro 23, levou o piloto do carro 11 a acreditar que podia fazer a ultrapassagem e, por conseguinte, numa mitigação da sanção, determinámos a atribuição de apenas um ponto de penalização.”
no comment pic.twitter.com/B16zsn2vP6
— michelle (@aalbons) September 17, 2023