Sergio Pérez considera que merecia ter terminado o Grande Prémio dos Países Baixos no pódio após uma penalização o ter relegado para a quarta posição.
O piloto da Red Bull partiu do sétimo posto para a corrida e assumiu a liderança na sequência da acertada decisão de parar nas boxes no final da primeira volta para colocar pneus intermédios.
Pérez não conseguiu, no entanto, igualar o ritmo de Verstappen, com os dois pilotos a ficarem separados por apenas dois segundos antes de o neerlandês parar para regressar aos pneus slicks.
O mexicano emergiu das boxes na segunda posição e viria a ser ultrapassado por Fernando Alonso na fase final da corrida, quando a queda de um dilúvio o levou a cometer um erro na Curva 1.
No final, uma penalização de cinco segundos por ter excedido a velocidade na via das boxes fez com que perdesse o terceiro posto para Pierre Gasly.
“Foi uma tarde muito infeliz no final, principalmente com as decisões tardias”, disse Pérez. “Acertámos a primeira decisão e depois, quanto parámos para os intermédios, os pneus não estavam prontos porque a decisão foi muito tardia devido à chuva repentina.”
“Quando eu estava a entrar nas boxes para os intermédios, o piso estava completamente inundado. Perdi a tração do carro e acabei por bater no muro e deslizar um pouco, o que me colocou acima do limite de velocidade.”
“Tínhamos um bom ritmo e é uma pena que tenhamos perdido o pódio, porque acho que o merecíamos mesmo hoje.”
Pérez, que perdeu a liderança ao parar uma volta mais tarde do que o seu colega de equipa, referiu estar convicto de que a Red Bull tem uma explicação plausível para a sua estratégia.
“A equipa sabe sempre o panorama geral quando toma decisões na corrida e eu não tenho todas as informações no carro”, acrescentou. “É algo que vamos obviamente rever, mas tenho a certeza de que existe uma razão por trás disso.”