Fernando Alonso afirmou que o segundo lugar em Zandvoort é ainda mais saboroso do que os pódios alcançados no início da temporada devido às dificuldades que a equipa enfrentou antes da pausa de verão.
O espanhol arrancou da quinta posição para o Grande Prémio dos Países Baixos e ascendeu ao terceiro posto na fase inicial da corrida, ultrapassando George Russell e Alex Albon numa altura em que a chuva começava a cair sobre o traçado.
Na chuvosa fase final da prova, o piloto da Aston Martin acabaria por beneficiar de um erro de Sergio Pérez para subir a segundo, posição que manteve até à bandeirada de xadrez.
“Foi uma corrida muito intensa”, disse Alonso. “O carro estava a voar hoje, muito competitivo, muito fácil de conduzir. Nestas condições, precisas de um carro em que possas confiar, e eu confiei muito no carro, desfrutei muito.”
“É uma ótima sensação estar de volta ao pódio. Penso que o segundo lugar e a volta mais rápida era o máximo que podíamos ter conseguido hoje com a chuva forte e a bandeira vermelha.”
“Estou provavelmente mais feliz agora do que quando estávamos a somar pódios no início do ano, porque depois das dificuldades que tivemos em Julho, voltar em força é uma sensação incrível.”
“Não vou mentir, pensei em ultrapassar o Max, e se estivesse lado a lado com ele, não iria abrandar. Mas não tive a oportunidade completa.”