Sergio Pérez converteu a pole position em vitória no Grande Prémio da Arábia Saudita, enquanto Max Verstappen minimizou os danos ao recuperar até segundo e Fernando Alonso atingiu a marca dos 100 pódios na Fórmula 1.
Pérez, que alinhou no primeiro posto da grelha de partida pelo segundo ano consecutivo em Jeddah, perdeu a liderança para o Aston Martin de Fernando Alonso no arranque da corrida.
No entanto, o mexicano tirou partido de um ritmo de corrida mais competitivo no seu Red Bull para regressar rapidamente à dianteira do Grande Prémio em solo saudita.
Um dos momentos cruciais da corrida ocorreu na 18ª de 50 voltas, quando Lance Stroll criou um período de Safety Car ao imobilizar o seu Aston Martin em pista com um problema mecânico.
O período de Safety Car subsequente levou a que grande parte dos pilotos efetuasse uma passagem pela via das boxes para a substituição dos pneus nos seus carros, sendo que Alonso foi forçado a cumprir uma penalização de cinco segundos que acabou por não afetar a sua posição em pista.
No reinício de corrida, a classificação mantinha-se inalterada nos três primeiros lugares, com Pérez na frente de Alonso e George Russell – mas com Verstappen já a ocupar o quarto posto após ter saído de 15º.
Sem surpresa, o neerlandês facilmente ultrapassou os seus adversários da Mercedes e da Aston Martin para subir a segundo e iniciar a perseguição ao seu colega de equipa.
O que se seguiu foi, no entanto, um pouco menos previsível, uma vez que o bicampeão em título não conseguiu anular o espaço para Pérez, que conquistou assim o seu quinto triunfo na Fórmula 1.
Na luta pelo terceiro posto, Alonso levou a melhor sobre Russell e assegurou o centésimo pódio da sua carreira – e o segundo em duas corridas ao serviço da Aston Martin.
Lewis Hamilton apostou numa estratégia oposta à dos seus adversários diretos, iniciando a corrida com o composto duro da Pirelli e fazendo a segunda metade da prova com pneus médios.
O heptacampeão do mundo terminou na quinta posição com o segundo carro da Mercedes e bateu os Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc, que voltaram a exibir um ritmo pouco competitivo em Jeddah.
Esteban Ocon e Pierre Gasly colocaram os carros da Alpine na oitava e nona posições, ao passo que Kevin Magnussen amealhou o primeiro ponto da Haas em 2023 ao ser décimo classificado.