Sergio Pérez fez história ao conquistar a primeira pole position da sua carreira, ao passo que Lewis Hamilton não foi além do 16º posto numa longa sessão de qualificação em Jeddah.
O mexicano da Red Bull surpreendeu ao registar um tempo de 1:28.200 que lhe permitiu superar o Ferrari de Charles Leclerc por 25 milésimos de segundo.
Carlos Sainz colocou o outro Ferrari no terceiro posto, enquanto Max Verstappen foi apenas quarto após estabelecer uma marca 0,261s mais lenta do que Pérez.
Esteban Ocon assinou uma excelente prestação para ser quinto classificado com o Alpine, diante do Mercedes de George Russell, o único carro equipado com motores do construtor alemão nos dez primeiros.
Fernando Alonso foi o sétimo mais rápido aos comandos do segundo Alpine, batendo o Alfa Romeo de Valtteri Bottas por menos de 40 milésimos de segundo.
O AlphaTauri de Pierre Gasly e o Haas de Kevin Magnussen arrancarão de nono e décimo, respetivamente, para a corrida deste domingo.
Na segunda fase da sessão, um enorme acidente de Mick Schumacher, que forçou o alemão a uma passagem pelo hospital local, provocou um período de bandeira vermelha e significativos danos no VF-22 da Haas.
Após uma interrupção de quase uma hora para limpeza e reparação da pista, a sessão retomou para que fossem definidos os lugares de acesso ao Q3.
Ao Haas de Schumacher nos lugares de eliminação juntaram-se os McLarens de Lando Norris e Daniel Ricciardo, o Alfa Romeo de Zhou Guanyu e o Aston Martin de Lance Stroll.
De fora na primeira fase da sessão, para além de Hamilton, ficaram o Williams de Alex Albon, o Aston Martin de Nico Hulkenberg, o outro Williams de Nicholas Latifi, depois de um acidente com o FW44, e o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, que não completou uma volta devido a um problema na unidade motriz.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Arábia Saudita
