Oscar Piastri estará perto de garantir um lugar na Williams para a temporada de 2023 da Fórmula 1.
Campeão da Fórmula 3 em 2020 e da Fórmula 2 em 2021, Piastri não conseguiu a promoção à Fórmula 1 em 2022 e desempenha esta temporada as funções de piloto de testes e de reserva da Alpine.
Sem espaço para acolher Piastri no seu alinhamento de pilotos, a Alpine estará a tentar chegar a acordo com a Williams para colocar o australiano no lugar atualmente ocupado por Nicholas Latifi.
De acordo com o The Race, o contrato de Piastri com a Alpine inclui uma cláusula de libertação caso o piloto de 21 anos não tenha assinado um acordo para correr na Fórmula 1 até ao final de Junho, razão pela qual a equipa francesa estará a tentar apressar as negociações.
O empréstimo de Piastri à Williams poderá ser oficializado durante o Grande Prémio da Grã-Bretanha, altura em que a Alpine pretende confirmar os seus planos para 2023.
Segundo a mesma fonte, os rumores que dão conta de que Piastri poderá substituir Latifi já a partir da ronda de Silverstone não serão, no entanto, verdadeiros.
Questionado sobre os boatos da sua saída da Williams a meio da temporada, Latifi respondeu: “Eu sei que vou pilotar durante o resto do ano. Por isso, não tenho muitos comentários a fazer sobre isso.”