Oscar Piastri superou o outro McLaren de Lando Norris para estabelecer o melhor tempo na sessão de qualificação sprint em Interlagos.
O piloto australiano rodou em 1:08.899 na sua segunda e última tentativa, batendo o seu colega de equipa por 29 milésimos de segundo.
Charles Leclerc foi quem mais se aproximou da dupla da McLaren e será o terceiro na grelha de partida, partilhando a segunda linha com o Red Bull de Max Verstappen.
Carlos Sainz levou o outro Ferrari à quinta posição, enquanto George Russell foi o sexto classificado com o Mercedes.
Em sétimo ficou o Alpine de Pierre Gasly, que dividirá a quarta linha com o VCARB pilotado por Liam Lawson.
O Williams de Alex Albon e o Haas de Oliver Bearman encerraram a classificação do SQ3.
Bearman viu a sua única volta rápida ser apagada por uma violação dos limites de pista, mas conseguiu ainda assim ser o melhor dos Haas no dia em que foi chamado pela equipa para substituir Kevin Magnussen.
Lewis Hamilton não conseguiu garantir a passagem ao SQ3 e partirá do 11º posto, à frente do Haas de Nico Hulkenberg, do Red Bull de Sergio Pérez, do Williams de Franco Colapinto e do Sauber de Valtteri Bottas.
O Aston Martin de Fernando Alonso, o Alpine de Esteban Ocon, o VCARB de Yuki Tsunoda, o segundo AMR24 de Lance Stroll e o Sauber de Zhou Guanyu ficaram eliminados no SQ1.
Classificação da sessão de qualificação sprint do Grande Prémio de São Paulo