Oscar Piastri está pela primeira vez na liderança do Mundial de Fórmula 1 após ter garantido a terceira vitória do ano em Jeddah.
O piloto australiano alinhou na segunda posição na grelha do Grande Prémio da Arábia Saudita depois de ter sido 10 milésimos de segundo mais lento do que Max Verstappen na sessão de qualificação.
Piastri teve um arranque mais bem conseguido do que Verstappen e pressionou o seu rival da Red Bull na abordagem à primeira curva.
Embora tenha conseguido manter a liderança, Verstappen saiu de pista ao fazê-lo, o que levou a que os comissários desportivos lhe atribuíssem uma sanção de cinco segundos.
A volta de abertura do quinto Grande Prémio da temporada ficou também marcada por uma colisão entre Pierre Gasly e Yuki Tsunoda que provocou o abandono dos dois e obrigou à entrada do Safety Car em pista.
Verstappen permaneceu no primeiro posto até ao momento de trocar os pneus médios pelos duros no seu Red Bull.
O neerlandês cumpriu os cinco segundos de penalização durante a paragem nas boxes e emergiu cerca de três segundos atrás de Piastri, que tinha efetuado a sua troca de pneus duas voltas antes.
Até ao final, Piastri limitou-se a gerir a vantagem sobre o tetracampeão, cruzando a linha de meta com 2.8 segundos de vantagem para assegurar a sua quinta vitória na Fórmula 1.
Charles Leclerc, que arrancou do quarto posto, ultrapassou o Mercedes de George Russell e terminou a corrida no terceiro lugar, oferecendo assim o primeiro pódio da temporada à Ferrari.
Na quarta posição ficou o McLaren de Lando Norris, que iniciou a corrida com pneus duros e ainda assumiu a liderança de forma provisória ao prolongar o seu primeiro stint.
Norris tirou partido do facto de ter realizado a derradeira fase da corrida com pneus médios para pressionar Leclerc, mas não conseguiu consumar a ultrapassagem ao piloto monegasco.
Os dois pilotos da Mercedes fecharam na quinta e sexta posições, com Russell na frente de Andrea Kimi Antonelli.
Lewis Hamilton manteve a posição que ocupava à partida e foi sétimo classificado,
Carlos Sainz e Alex Albon levaram os monolugares da Williams ao oitavo e nono lugares, enquanto Isack Hadjar encerrou os lugares pontuáveis ao volante do carro da Racing Bulls.
Classificação do Grande Prémio da Arábia Saudita







