Pilotos como Sebastian Vettel e Romain Grosjean expressaram a sua preocupação com a possibilidade de a adição de novas zonas de DRS nos circuitos tornar a Fórmula 1 demasiado artificial.
Numa aposta que visa ajudar a promover as ultrapassagens no circuito, a FIA acrescentou uma zona de DRS entre as curvas 2 e 4 para o Grande Prémio deste fim de semana.
“Não sei se adicionar zonas de DRS é uma boa solução”, disse Vettel. “Não me interpretem mal, há muitas pessoas que talvez gostem da ideia de Mario Kart, incluindo eu, que até jogava quando era mais novo, mas penso que não se devia tornar artificial.”
“Talvez ajude com as ultrapassagens, mas se acabares por simplesmente passar pelo outro carro numa reta, também não será muito entusiasmante.”
“Há mais tensão e entusiasmo se o carro estiver atrás e talvez aconteça alguma coisa em vez de passar calmamente numa reta.”
Romain Grosjean juntou-se a Vettel ao mostrar-se recetivo com a hipótese de as ultrapassagens serem demasiado fáceis num circuito onde 46% dos 4.3km são em zona de DRS.
“Vamos ver como corre”, disse o piloto da Haas. “Quando vi isso pela primeira vez estava um pouco céptico porque acho que há muitas zonas de DRS. Basicamente em todas as retas.”
“Precisamos de ver o que acontece na corrida e se não é como no Mario Kart, onde eu ultrapasso, depois tu ultrapassas e eu devolvo a ultrapassagens.”
Kimi Raikkonen acrescentou: “Metade da pista é DRS e isso deve tornar as coisas mais fáceis. Não sei se será demasiado fácil ou não.”
Mas nem todos os pilotos se mostraram hesitantes às alterações promovidas pela FIA, já que o campeão do mundo Lewis Hamilton defende que uma zona de DRS extra pode melhorar as coisas.
“Penso que o que eles estão a tentar fazer é tornar a competição mais entusiasmante, porque nesta altura não é suficientemente entusiasmante e os princípios são demasiado grandes para serem resolvidos a meio da temporada”, disse.
“Estamos a tentar fazer o melhor com aquilo que temos. Penso que da forma como eles prepararam as coisas, podes obter o DRS numa zona, ultrapassar, e depois o outro piloto usa o DRS na zona seguinte.”
“Pode ser bom. Este não é um circuito particularmente fácil para seguir o carro da frente, portanto será interessante.”