Mick Schumacher e Nikita Mazepin escaparam a uma penalização por bloquearem Sebastian Vettel na qualificação em Zandvoort, apesar dos comissários admitirem que a volta do piloto da Aston Martin foi “comprometida”.
Vettel estava na sua última volta no Q1 quando se deparou com a dupla da Haas na “out-lap”. Com a permissão do seu engenheiro, Schumacher tinha ultrapassado Mazepin, invertendo as posições previamente acordadas e levando a uma tentativa de ultrapassagem de Mazepin na penúltima curva.
“Não há dúvida que a volta do carro 5 [Vettel] foi comprometida. Contudo, destacamos o comentário do piloto do carro 5 de que “havia demasiados carros no mesmo lugar”, lê-se no veredicto dos comissários.
“Havia pelo menos seis carros em fila, preparando-se para uma volta rápida, e todos eles se deslocavam a baixa velocidade (alguns a menos de 50 km/h) enquanto o carro 5 se aproximava a 240km/h. Embora o carro 5 tivesse sido bloqueado, nestas circunstâncias não se tratava de um ‘bloqueio desnecessário’. O pilotos e os representantes das equipas presentes concordaram.”
“Foi uma confusão. Não existem culpados, é apenas um monte de carros que não é possível organizar. Não é obviamente o ideal, mas é o que é”, confirmou Vettel.