Segundo os pilotos, a “dececionante” falta de aderência fora da trajetória limitará as oportunidades de ultrapassagem na corrida de Miami.
Embora o desenho da pista construída nas imediações do Hard Rock Stadium tenha motivado elogios por parte dos pilotos antes do Grande Prémio, as condições do asfalto surpreenderam ao longo de um dia de sexta-feira marcado por diversos piões e acidentes.
“É mesmo dececionante que não haja aderência fora da trajetória, a corrida vai ser má por causa disso”, disse Sergio Pérez após o segundo treino livre. “Assim que sais da linha, não há aderência.”
Lando Norris também admitiu que a sua primeira experiência no traçado norte-americano não correspondeu às expectativas no que ao asfalto diz respeito.
“É extremamente complicada”, referiu Norris sobre a pista. “É muito ondulada em algumas partes, não estávamos à espera disso. Penso que todos estavam à espera que fosse muito suave, mas não é.”
“A superfície é muito complicada, se sais da linha é praticamente o fim do jogo, entras em pião e acabas no muro. É castigadora. É por isso que já vimos muita gente nas barreiras.”
“Sinto que agora não vai ser boa para corrida. É simplesmente complicada, existe uma linha a que tens de te agarrar e é isso. É um pouco restritivo, não podes fazer muitas diferenças em comparação com outras pessoas, portanto limita-nos um pouco.”
“Esses são os aspetos negativos. O positivo é que continua a ser uma pista divertida. É desafiante, difícil, é castigadora e continua a ser divertida. Foi um dia razoável.”