A Pirelli anunciou que o primeiro teste da “Alocação de Pneus Alternativa” da Fórmula 1 ocorrerá no Grande Prémio da Emília-Romanha.
Em dois Grandes Prémios da presente temporada, a Pirelli levará a cabo uma experiência com o intuito de determinar se é viável reduzir o número de jogos de pneus utilizados por fim de semana.
Nesses eventos, o fabricante italiano de pneus disponibilizará 11 jogos por carro, ao invés dos habituais 13. Enquanto ao abrigo da alocação tradicional cada piloto recebe oito jogos de pneus macios, três de médios e dois de duros, nos dois Grandes Prémios de teste serão disponibilizados quatro jogos de macios, quatro de médios e três de duros.
Esta experiência terá também impacto no formato da qualificação, uma vez que especifica o composto que os pilotos podem utilizar em cada fase da sessão: duro no Q1, médio no Q2 e macio no Q3.
Foi ainda anunciado que o Grande Prémio da Emília-Romanha marcará a estreia do primeiro composto de chuva da Pirelli que não exige a utilização de cobertores.