Théo Pourchaire fará a sua estreia em sessões de treinos livres da Fórmula 1 ao pilotar o carro da Alfa Romeo na sexta-feira do Grande Prémio dos Estados Unidos.
O francês, piloto da academia da Sauber desde 2019, estará ao volante do Alfa Romeo de Valtteri Bottas durante o primeiro treino livre no Circuito das Américas.
Pourchaire teve o seu primeiro contacto com um carro de Fórmula 1 no ano passado em Budapeste, pilotando um Alfa Romeo C38 de 2019 num teste privado levado a cabo pela equipa após o Grande Prémio da Hungria.
O piloto de 19 anos, que entrará para a última ronda da temporada da Fórmula 2 na segunda posição do campeonato, continuará a integrar a academia da Sauber em 2023 e passará a desempenhar a função de piloto de reserva da Alfa Romeo.
“Estou muito entusiasmado por fazer a minha estreia em treinos livres em Austin”, disse Pourchaire. “Será a minha segunda vez ao volante de um carro de Fórmula 1, mas de certa forma, sentirei que é a primeira vez, porque desta feita será durante uma sessão oficial de um Grande Prémio.”
“É como um sonho a tornar-se realidade e quero agradecer à Alfa Romeo por me ter concedido esta incrível oportunidade. Estou ansioso por estar em pista e vou certificar-me que de tiro o máximo partido disso e fazer o meu melhor para apoiar a equipa na sua preparação para o Grande Prémio.”
Frédéric Vasseur, diretor de equipa da Alfa Romeo, afirmou que a formação de Hinwil está impressionada com o “constante” progresso demonstrado por Pourchaire desde 2019.
“O Théo tem vindo a apresentar grandes prestações ao longo desta temporada, bem como nos anos anteriores: há quase quatro anos que trabalhamos de perto com ele, como membro da nossa academia, e ele tem-nos impressionado com o seu constante progresso e desenvolvimento não só como piloto, mas também como pessoa”, referiu Vasseur.
“Estamos muito satisfeitos por lhe podermos dar a sua primeira participação num treino livre na próxima semana. É uma oportunidade bem merecida e estou confiante de que ele nos voltará a impressionar, ajudando a equipa a recolher dados valiosos antes do Grande Prémio.”