Fórmula 1

Recordar: Primeiro teste de Schumacher com a Ferrari foi em Portugal

O primeiro teste de Mick Schumacher com um Fórmula 1 atual acontecerá já na próxima semana, quando o campeão em título da Fórmula 3 Europeia experimentar o Ferrari SF90 no Bahrain. Há 23 anos, uma ocasião igualmente especial verificava-se em Portugal: Michael Schumacher estreava-se com a Ferrari e dava início a uma nova era na Fórmula 1.

O piloto de 20 anos que diz que ser comparado ao seu pai está longe de ser um problema, estrear-se-á este fim de semana na Fórmula 2 e marcará posteriormente presença nos dois dias de testes do Bahrain, testando primeiro o Ferrari SF90 e depois o Alfa Romeo C38.

Embora as circunstâncias sejam obviamente distintas, o primeiro teste de Mick com a Ferrari representará certamente um momento único na sua carreira, sendo por isso praticamente impossível não lembrar a bem sucedida primeira experiência do seu pai com a Scuderia em solo português.

Na sequência de dois títulos consecutivos ao serviço da Benetton, em 1994 e 1995, Schumacher juntou-se à Ferrari com o objetivo de colocar a equipa de novo no topo da Fórmula 1.

Jody Schekter, em 1979, tinha sido o último piloto a levar a equipa de Maranello ao título, e as vitórias em corridas também não eram propriamente frequentes – nenhuma nas temporadas de 1991, 1992 ou 1993 e apenas uma em 1994 e 1995.

Um período de quase 20 anos sem chegar ao título era demasiado extenso para uma equipa como a Ferrari, que procurava regressar à glória e apostava num alinhamento de pilotos completamente renovado em 1996.

Depois de algumas voltas de adaptação ao carro na pista da equipa em Fiorano, Schumacher e a Ferrari estiveram no Circuito do Estoril logo após o final da temporada de 1995 para a preparação daquela que seria uma nova era em todos os aspetos na Fórmula 1.

Numa sessão de testes marcada pelas condições adversas e pelos problemas registados nos monolugares da equipa, Schumacher alternou entre o 412T2 V12 utilizado por Jean Alesi e Gerhard Berger em 1995 e um protótipo já equipado com o V10 que viria a ser utilizado pela marca do Cavalinho Rampante no ano seguinte.

“O mais divertido acerca deste primeiro dia de testes foi o motor V12 à chuva”, dizia um satisfeito Schumacher após a sua primeira experiência com o Ferrari.

O profissionalismo, a competência e a forma de trabalhar de Schumacher impressionaram a Ferrari, mas o destaque dessa sessão de testes foi o ritmo que o permitiu ser quase dois segundos por volta mais rápido do que Alesi e Berger.

O alemão saiu do carro a dizer que gostaria de ter utilizado o motor V12 da Ferrari ao longo das sessões de qualificação que marcaram a temporada e foi ainda mais longe ao garantir que a caminhada rumo ao título teria sido mais fácil com o 412T2.

As sensações positivas logradas após as 42 voltas que totalizou ao longo dos quatro dias que passou em Portugal fizeram com que Schumacher estabelecesse ambições e objetivos claros: “Utilizar um novo motor significa que por vezes não chegarei ao fim. Posso pensar em ganhar algumas corridas e depois apostar no título em 1997.”

Essas palavras proferidas por Schumacher revelaram-se uma espécie de profecia, à luz das três vitórias ao longo da temporada de 1996 e da intensa batalha pelo título de 1997 travada com Jacques Villeneuve.

É como se Schumacher já soubesse tudo naquele primeiro dia no Estoril. 21 de Novembro de 1995 ficará sempre associado ao dia em que a lendária parceria Schumacher-Ferrari arrancou. E o resto é, literalmente, história.

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Últimas Notícias

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Com o objetivo de sermos líderes na cobertura do pináculo do desporto motorizado, comprometemos-nos a apresentar o máximo de conteúdo disponível nunca sacrificando a qualidade do mesmo.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair Comment.

Facebook

Copyright © 2017 F1PT.

Topo