Christian Horner, diretor de equipa da Red Bull, afirmou que as alegações de que a formação de Milton Keynes excedeu o teto orçamental de 2021 são “pura especulação”.
De acordo com o La Gazzetta dello Sport e o Auto Motor und Sport, a Red Bull é uma das duas equipas que está a ser investigada pela Federação Internacional do Automóvel devido a uma eventual violação dos regulamentos financeiros.
Em declarações à BBC em Singapura, Horner descreveu as alegações como “pura especulação”.
“Não estou a par de quaisquer infrações”, assegurou o britânico. “A nossa submissão foi abaixo do teto orçamental e cabe à FIA seguir o processo.”
A Aston Martin, a outra equipa associada a uma infração, referiu em comunicado: “Submetemos o nosso relatório de 2021, estamos em discussão com a FIA e a aguardar certificação”.
Segundo o Motorsport.com, em causa estará uma “infração menor” para uma equipa (um gasto excessivo inferior a 5% do valor de 145 milhões de dólares) e um incumprimento “material” para a outra (quando o teto orçamental é excedido por mais de 5%).
No caso das infrações menores, as penalizações podem incluir “sanções financeiras e/ou sanções desportivas menores”, enquanto as infrações materiais resultariam em punições mais severas.
“A FIA está atualmente a finalizar a avaliação dos dados financeiros de 2021 apresentados por todas as equipas”, disse um porta-voz do órgão governativo do desporto.
“As alegadas infrações dos regulamentos financeiros, se existirem, serão tratadas de acordo com o processo formal estabelecido nos regulamentos.”