Helmut Marko revelou que a Red Bull tomou a decisão de não vender a AlphaTauri ou transferir a equipa para o Reino Unido.
Em entrevista aos alemães da Formel1.de, o conselheiro da Red Bull detalhou a forma como a AlphaTauri operará no futuro.
O construtor baseado em Faenza tinha sido alvo de um ultimato após o dececionante arranque de temporada de 2023, com Marko a referir que as prestações da equipa não estavam a atingir os padrões da Red Bull.
Desde então, a AlphaTauri anunciou a contratação de Laurent Mekies para o lugar de Franz Tost e de Peter Bayer para o cargo de diretor executivo.
Na sequência de uma avaliação de várias semanas, a Red Bull optou por não colocar a AlphaTauri à venda ou mover a equipa para o Reino Unido.
Ao invés disso, e a pedido de Oliver Mintzlaff, diretor executivo da Red Bull, as duas equipas colaborarão de forma ainda mais próxima daqui em diante.
De acordo com o Motorsport.com, a sede de Bicester, que alberga o departamento de aerodinâmica da AlphaTauri, receberá colaboradores vindos de Faenza com o intuito de melhorar a sinergia com a equipa-mãe.
“A decisão está tomada”, disse Marko. “A AlphaTauri continuará a ser totalmente detida pela Red Bull e continuará a ser gerida como uma equipa júnior.”
“Iremos utilizar o máximo de sinergias com a Red Bull que os regulamentos permitem. A cooperação com a Red Bull será mais estreita, também em termos de custos e sinergias.”