Christian Horner revelou que a Red Bull levará a cabo uma investigação interna para descobrir se a Aston Martin beneficiou de uma fuga de informação para replicar alguns aspetos do RB18.
Em Barcelona, a Aston Martin introduziu uma nova versão do seu monolugar que foi de imediato comparada ao RB18 de Max Verstappen e Sergio Pérez.
As semelhanças levaram mesmo a Federação Internacional do Automóvel a analisar o processo seguido pela equipa na conceção das evoluções.
Embora o órgão que governa o desporto tenha ficado satisfeito com as evidências apresentadas pela Aston Martin, a Red Bull continua a olhar para a situação com desconfiança.
“No final do dia, a imitação é o melhor elogio”, disse Horner. “E não é por acaso que tivemos alguns indivíduos que se transferiram da Red Bull para a Aston Martin durante o inverno e no início da temporada.”
“Na verdade, a FIA chamou-nos a atenção para isso no início da semana, ao dizerem: ‘Temos um carro que se parece extremamente parecido com o vosso, podemos ter uma lista dos membros que saíram da vossa equipa para ver para onde foram?'”
“É claro que isso fez soar imediatamente os alarmes. Teremos uma investigação interna. Temos as nossas próprias proteções de software, sabemos exatamente onde o nosso software é visto e onde é controlado.”
“É a função do regulador, a FIA, porque eles têm acesso e nós confiamos neles para garantir que não há transferência de propriedade intelectual.”
“Vemos em todo o paddock indivíduos a passarem de equipa para equipa após um período de jardinagem. O que os indivíduos levam na sua cabeça é um jogo justo, é o conhecimento deles.”
“O que não é justo e totalmente inaceitável é que haja qualquer transferência de propriedade intelectual. Seria uma ofensa criminal.”
Frescura!!!
E os profissionais que saíram da Mercedes e foram pra red Bull? A capacidade e o conhecimento adquirido vai com o profissional!