Christian Horner, diretor de equipa da Red Bull, mostrou-se surpreendido com a “significativa” vantagem da Mercedes em linha reta no Grande Prémio da Turquia.
Depois de ter alcançado cinco triunfos consecutivos, a equipa de Milton Keynes viu Lewis Hamilton regressar às vitórias na Rússia e não conseguiu travar o domínio de Valtteri Bottas em Istambul.
Horner, acredita que a mais recente especificação da unidade motriz da Mercedes impulsionou a velocidade em linha reta dos monolugares de Hamilton e Bottas, explicando que a sua equipa já não consegue contrariar esse fator com a utilização de uma configuração de baixo downforce, como fazia anteriormente.
“A velocidade em linha reta deles deu um passo significativo recentemente”, disse Horner. “E penso que, enquanto anteriormente conseguíamos igualá-los com asas mais pequenas, agora não nos conseguimos aproximar.”
“Vimos isso particularmente neste circuito, onde o Lewis tinha uma vantagem significativa em linha reta com uma asa traseira maior no carro. É surpreendente que eles tenham dado esse passo com a unidade motriz.”
Horner salientou, no entanto, que a Red Bull não lançou um protesto formal contra a Mercedes, apesar de ter confirmado o levantamento de algumas questões à FIA.
“Só para esclarecer, não protestamos”, acrescentou. “Levantamos algumas questões, como todas as equipas fazem.”
“E não foi apenas a Red Bull, já agora, houve outros construtores que também levantaram questões e continuam a levantar. É algo que cabe à FIA analisar e policiar.”
“Se olharmos para as diferenças na reta interior, em alguns pontos eles eram 15 a 20 km/h mais rápidos, o que é mais do que se tivesse havido DRS. É fenomenal.”
“Temos de encontrar um pouco de velocidade em linha reta. Talvez eles estivessem a utilizar uma configuração de downforce diferente, mas temos alguma velocidade para encontrar.”