Cyril Abiteboul confirmou que o sistema de travagem considerado agora ilegal foi utilizado pela Renault durante “muitos anos”, já que a equipa estava convencida de que estava a cumprir os regulamentos da Fórmula 1.
Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg foram desclassificados do Grande Prémio do Japão na sequência de um protesto lançado pela Racing Point, que detetou um sistema que, embora não infrinja os regulamentos técnicos, vai contra as regras desportivas por ser considerado um auxílio à condução.
Abiteboul revelou que a Renault não confirmou a legalidade do seu sistema com a Federação Internacional do Automóvel por estar segura de que não estava a fazer nada de errado ou ilegal.
“Estávamos absolutamente convencidos, como ficou demonstrado, de que estávamos legais”, disse Abiteboul, diretor de equipa. “E de uma perspetiva técnica, acabamos por estar.”
“É um auxílio ao piloto. Uma série de coisas são um auxílio ao piloto. Há uma altura em que tens de aceitar que há um elemento de subjetividade. É usado há tantos anos que nunca pensamos que pudesse ser questionado.”
Quando lhe perguntaram desde quando é que o sistema estava no carro, o francês respondeu: “Não quero entrar em detalhes, mas não é desta temporada. É de antes.”