Daniel Ricciardo bateu Max Verstappen por 26 milésimos para liderar uma dobradinha da Red Bull na qualificação para o Grande Prémio do México, um resultado que a equipa já não alcançava desde 2013.
Ricciardo assegurou a sua segunda pole do ano ao rodar em 1:14.759 na derradeira tentativa, batendo o seu colega de equipa por uma margem muito reduzida no Autódromo Hermanos Rodriguez.
Verstappen falhou o objetivo de ser o mais jovem de sempre a conquistar uma pole mas garantiu um lugar na primeira linha ao superar o Mercedes de Lewis Hamilton por pouco mais de um décimo de segundo.
Hamilton, que tem tudo para se sagrar campeão amanhã, partirá na frente de Sebastian Vettel, que foi ligeiramente mais lento do que o britânico.
Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen não foram capazes de se intrometer na luta pela pole e arrancarão, respetivamente, de quinto e sexto.
Nico Hulkenberg e Carlos Sainz confirmaram o bom ritmo da Renault ao serem, respetivamente, sétimo e oitavo, os ‘melhores dos outros’ na qualificação.
Charles Leclerc e Marcus Ericsson também demonstraram a competitividade da Sauber ao entrarem no Q3 e fecharem os dez primeiros.
Os Force Indias de Esteban Ocon e Sergio Perez não recorreram aos pneus hipermacios no Q2 e não garantiram a passagem ao Q3, juntando-se ao McLaren de Fernando Alonso e aos Toro Rosso de Brendon Hartley e Pierre Gasly.
Eliminados no Q1 ficaram os Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen, o McLaren de Stoffel Vandoorne e os Williams de Lance Stroll e Sergey Sirotkin.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do México