Daniel Ricciardo diz que o seu amigo Brendon Hartley merece a 100 por cento a oportunidade de se estrear na Fórmula 1 depois de ter começado a carreira praticamente do zero com a saída do programa da Red Bull em 2010.
Quatro anos depois de ter sido ‘abandonado’ pela Red Bull, Hartley assinou pela Porsche e obteve um desempenho que lhe permitiu substituir Pierre Gasly naquele que será o seu primeiro Grande Prémio na Fórmula 1.
“Crescemos juntos e ele é um dos meus melhores amigos nas corridas”, disse Ricciardo.
“Fiquei muito feliz por ele quando soube da notícia. Competimos sempre uns contra os outros, mas sinto que já passamos por muito, especialmente ele.
“Ele já esteve perto de cá chegar e depois afundou-se e foi para corridas de carros históricos apenas pela paixão pelo desporto. Conseguir ser piloto da Porsche já foi uma grande notícia, mas chegar à Fórmula 1 foi um feito enorme.
“Pode parecer que estou a ser parcial por ser amigo dele, mas se há um piloto mais velho que mereça, esse piloto é ele. Ele podia facilmente ter ido para casa depois de não conseguir. O método de trabalho dele é realmente impressionante. Acredito a 100 por cento que ele merece esta oportunidade e agora cabe-lhe a ele aproveitá-la.”
Ricciardo diz estar confiante nas capacidades de Hartley, que já mostrou a sua versatilidade ao correr noutras categorias do desporto motorizado.
“Ele sempre foi bom, rápido e com boa capacidade de adaptação. Já esteve ao volante de todo o tipo de carros nos últimos anos e ganhou Petit Le Mans recentemente.
“Ele vai sair-se bem se tiver calma e confiança. Claro que ficarei satisfeito em ajudá-lo se me perguntar algumas coisas.”