George Russell brilhou numa sessão de qualificação em que o público da casa viu três britânicos terminarem nas três primeiras posições.
Russell chegou à sua segunda pole position da temporada ao superar o outro Mercedes de Lewis Hamilton por quase dois décimos de segundo em Silverstone.
Lando Norris não conseguiu melhorar a sua marca na derradeira tentativa da sessão e foi, por isso, incapaz de impedir uma dobradinha da Mercedes.
O britânico da McLaren partirá para a corrida em terceiro e partilhará a segunda linha com o Red Bull de Max Verstappen, que efetuou a sessão com danos no seu carro depois de ter saído de pista durante o Q1.
Oscar Piastri terminou na quinta posição, enquanto Nico Hulkenberg realizou mais uma impressionante prestação e colocou o carro da Haas em sexto.
Carlos Sainz foi o sétimo classificado com o Ferrari, diante do Aston Martin pilotado por Lance Stroll.
O nono lugar ficou para o Williams de Alex Albon, ao passo que o Aston Martin de Fernando Alonso encerrou os dez primeiros.
Charles Leclerc não foi além de um dececionante 11º lugar e arrancará à frente do Williams de Logan Sargeant, do Sauber de Zhou Guanyu e dos RB de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo.
Numa primeira fase da sessão disputada com a pista a secar, Pérez não evitou uma saída de pista, ficando com o seu carro preso na escapatória e não indo além do 19º e penúltimo tempo.
Também de fora no Q1 ficaram o Sauber de Valtteri Bottas, o Haas de Kevin Magnussen e os Alpines de Esteban Ocon e Pierre Gasly.
Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio da Grã-Bretanha
