A Mercedes revelou que um problema de sobreaquecimento na unidade motriz fez com que George Russell e Lewis Hamilton perdessem cerca de meio segundo por volta no Grande Prémio do Bahrain.
Russell, que arrancou na terceira posição, ainda ultrapassou o Ferrari de Charles Leclerc para ascender ao segundo posto na fase inicial da corrida, mas a obrigatoriedade de gerir o problema no seu carro levou a que cortasse a linha de meta apenas em quinto.
Com o mesmo problema de sobreaquecimento, Hamilton terminou o primeiro Grande Prémio do ano em sétimo, atrás do McLaren de Lando Norris.
“Não acertámos no nível de arrefecimento e isso custou-nos”, disse Toto Wolff, diretor de equipa da Mercedes. “Para gerir o problema, tivemos de fazer muito mais ‘lift and coast’ e depois acabas por perder desempenho com os pneus. É um círculo vicioso.”
“Temos de ver o que fizemos de errado, porque demos aos pilotos um carro que não era suficientemente competitivo hoje.”
“Uma das nossas equipas cliente, a Williams, teve o mesmo problema. As outras duas não. Foi inesperado.”
“Perdemos três, quatro décimos de segundo com o desempenho da unidade motriz e depois tivemos de fazer ‘lift and coast’, portanto, acho que, por vezes, foram provavelmente cinco ou seis décimos de segundo que não conseguimos extrair do carro.”
Russell acredita que o problema o impediu de lutar com Carlos Sainz pelo lugar mais baixo do pódio.
“Foi um dia estranho”, afirmou o britânico. “Eu e o Lewis tivemos um problema semelhante. A unidade motriz estava a sobreaquecer desde muito cedo, portanto estivemos sempre a gerir esse problema.”
“Foi uma pena, porque fizemos um bom arranque. Consegui fazer uma boa ultrapassagem ao Leclerc para subir a segundo, mas rapidamente tive avisos no meu volante.”
“Para gerir o sobreaquecimento, estávamos a perder décimos de segundo por volta e era muito difícil segurar quem estava atrás de mim. É uma pena que não tenhamos conseguido mostrar o verdadeiro potencial do carro.”
“Felizmente, não é um problema preocupante. Errámos na configuração do arrefecimento. Só precisamos de perceber porquê e garantir que não voltamos a fazer o mesmo. Foi simplesmente uma decisão incorreta.”
“Sem este problema, acho que teríamos estado na luta pelo terceiro lugar.”