George Russell recebeu uma penalização por ter bloqueado Charles Leclerc na sessão sprint shootout do Grande Prémio dos Estados Unidos.
O piloto britânico impediu o seu rival da Ferrari após a Curva 19 do traçado norte-americano e perderá, assim, três lugares na grelha de partida para a corrida sprint – caindo de oitavo para 11°.
Embora tenham reconhecido que a Mercedes deveria ter sido mais eficaz na comunicação com o seu piloto, os comissários desportivos consideram que Russell também foi parcialmente culpado pelo incidente.
“Russell entrou nas duas últimas curvas preparando-se para a sua volta rápida no final do SQ1 com Leclerc a aproximar-se rapidamente”, lê-se no relatório dos comissários desportivos.
“Embora a equipa tenha informado o piloto sobre o carro que se aproximava com alguns segundos de antecedência, não houve mais informações imediatamente antes de Russell entrar na curva 19 com Leclerc logo atrás.”
“Russell não se afastou da trajetória na curva 19 ou após a mesma e, por conseguinte, impediu desnecessariamente Leclerc.”
“Os comissários desportivos notam que, independentemente de qualquer informação vinda da equipa, é da responsabilidade do piloto garantir que nenhum outro carro seja desnecessariamente impedido.”