Carlos Sainz conquistou a terceira pole position da sua carreira na sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Estados Unidos.
O espanhol da Ferrari rodou em 1:34.356 no Circuito das Américas e superou o outro F1-75 de Charles Leclerc por 65 milésimos de segundo.
Leclerc não fará, no entanto, companhia ao seu colega de equipa na primeira linha da grelha de partida, uma vez que será forçado a cumprir uma penalização de dez lugares por ter trocado o motor de combustão interna e o turbo no seu carro
Ao lado de Sainz no arranque para a corrida estará, assim, o Red Bull de Max Verstappen, que se qualificou no terceiro posto ao realizar um tempo 92 milésimos mais lento do que o piloto da Scuderia.
Sergio Pérez terminou a sessão em quarto com o segundo Red Bull, mas descerá cinco posições na sequência da substituição do motor de combustão interna no RB18.
Lewis Hamilton completou os cinco primeiros aos comandos do mais rápido dos Mercedes e será promovido a terceiro com as penalizações alheias.
O heptacampeão do mundo bateu o seu colega de equipa George Russell por 41 milésimos de segundo em Austin.
Lance Stroll liderou o segundo pelotão e foi o sétimo mais rápido da sessão com o Aston Martin, ao passo que Lando Norris levou o McLaren ao oitavo posto.
Fernando Alonso, outro dos pilotos que cairá cinco lugares na grelha, registou o nono tempo, diante do Alfa Romeo de Valtteri Bottas.
Os pilotos eliminados no Q2 foram Alex Albon, Sebastian Vettel, Pierre Gasly, Zhou Guanyu, que viu a sua melhor volta ser apagada devido à violação dos limites de pista e também terá de recuar cinco posições na grelha, e Yuki Tsunoda.
Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Mick Schumacher e Nicholas Latifi ficaram de fora na primeira fase da sessão.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Estados Unidos