Max Verstappen diz que o resultado da sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Estados Unidos é irrelevante após a morte de Dietrich Mateschitz.
O anúncio do desaparecimento do co-fundador da marca de bebidas energéticas foi feito pouco antes do início da qualificação no Circuito das Américas.
Mateschitz introduziu a marca Red Bull na Fórmula 1 através de um acordo de patrocínio com a Sauber, antes de adquirir a Jaguar e transformar a equipa na Red Bull Racing em 2005.
O empresário austríaco viria ainda a comprar a equipa que agora se denomina por AlphaTauri e a contribuir para o regresso da Fórmula 1 ao Red Bull Ring.
“É uma notícia difícil para todos”, disse Verstappen. “Foi difícil entrar para a qualificação. E depois também não queres saber sobre o resultado, não importa. Porque trata-se muito mais do que aconteceu hoje e do que ele significou para todos na equipa.”
“Ele significou muito para a Red Bull, mas também para o desporto e especialmente para a minha carreira. É um dia muito duro.”
“Sem ele, eu não estaria aqui hoje e não teria tido o sucesso que tive. Por isso, é incrivelmente difícil para todos na equipa.”
“Felizmente, consegui vê-lo há algumas semanas, portanto pudemos passar algum tempo juntos. Mas continua a ser um dia difícil.”
O neerlandês recordou a simpatia de Mateschitz e sublinhou a sua dedicação ao desporto e à busca por jovens talentos.
“O Dietrich foi sempre super gentil e atencioso comigo e não gostava de estar em primeiro plano”, acrescentou. “Ele estava sempre presente, mas não queria estar em frente das câmaras.”
“Quando o conheces pessoalmente, ele é super simpático. Ele era um grande fã de corridas, mas penso que o empenho que demonstrou na Fórmula 1 é incrível, tendo basicamente duas equipas.”
“Também a quantidade de jovens talentos que ele tem apoiado ao longo de todos estes anos. Especialmente do meu lado, acreditar em mim desde tão jovem e ver aquela relação crescer ano após ano foi muito especial.”
“Lembrar-me-ei para sempre da última visita que tive com ele, do que falamos e do tempo que passámos durante esse dia. Para mim já era um dia muito, muito especial, mas é definitivamente ainda mais especial agora.”