Carlos Sainz foi o mais rápido num primeiro treino livre para o Grande Prémio dos Estados Unidos que contou com a participação de cinco pilotos não-titulares.
O espanhol da Ferrari registou um tempo de 1:36.857 com os pneus macios da Pirelli e deixou o Red Bull de Max Verstappen a cerca de dois décimos de segundo em Austin.
Lewis Hamilton colocou o mais veloz dos carros da Mercedes no terceiro posto, enquanto Lance Stroll apresentou-se a um bom nível e concluiu a sessão no quarto lugar com o Aston Martin.
Sergio Pérez, que terá de cumprir uma penalização de cinco lugares na grelha de partida para a corrida de domingo, rubricou a quinta marca, diante do Alpine de Fernando Alonso.
Aos comandos do outro Mercedes, George Russell foi sétimo classificado e superou o AlphaTauri de Pierre Gasly por oito milésimos de segundo.
O McLaren de Lando Norris, em nono, e o Aston Martin de Sebastian Vettel, em décimo, encerraram a primeira metade da tabela classificativa no Circuito das Américas.
Robert Shwartzman (Ferrari), Alex Palou (McLaren), Théo Pourchaire, Antonio Giovinazzi (Haas) e Logan Sargeant (Williams) marcaram presença nesta sessão em solo norte-americano.
Shwartzman, o mais rápido desses pilotos, terminou na 16ª posição e completou 20 voltas com o F1-75 de Charles Leclerc.
Sorte diferente teve Giovinazzi, que embateu nas barreiras do circuito após ter perdido o controlo do Haas na sua primeira volta rápida e sofreu danos que o impediram de regressar à pista.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grandes Prémio dos Estados Unidos