Carlos Sainz afirma que nunca teve dúvidas de que o seu primeiro triunfo na Fórmula 1 iria chegar.
Depois de se ter estreado na pole position em solo britânico, o piloto espanhol subiu pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio na sua 150ª corrida na Fórmula 1.
Sainz tirou partido dos pneus macios novos no seu Ferrari para superar o outro F1-75 de Charles Leclerc no último reinício de corrida e garantir a vitória em Silverstone.
“Que dia”, disse Sainz. “Ganhar o meu primeiro Grande Prémio com a Ferrari, diante desta incrível multidão e numa das minhas pistas favoritas é simplesmente incrível.”
“Mentalmente foi uma das corridas mais difíceis que já fiz: gerir os pneus, muitas lutas em pista, o segundo arranque. Tivemos algumas dificuldades com a subviragem e no segundo stint disseram-me que tinha de poupar combustível para chegar ao fim, portanto isso colocou-me em risco de ser ultrapassado.”
“No entanto, assim que o Safety Car entrou em pista, sabia que era primordial mudar os pneus, pois os meus já tinham muitas voltas. No reinício, eu tinha pneus mais frescos mas estávamos a lutar por uma dobradinha, portanto tentei ser o mais limpo possível na ultrapassagem ao Charles.”
Quando lhe perguntaram se a conquista da primeira vitória representava um alívio a nível pessoal, Sainz respondeu: “Acho que a primeira vitória é sempre um alívio.”
“E vou querer continuar a lutar por mais, vou querer continuar a melhorar-me com este carro. Honestamente, nunca deixei de acreditar que esta vitória iria chegar. Mesmo que este esteja a ser um ano duro para mim.”
“Podia ter ganho no Mónaco e no Canadá foi super apertado. E já estava na altura de algo acontecer numa corrida. Portanto, continuei a acreditar. Se há algo que este desporto me ensinou é que tens de continuar a acreditar.”