Smooth Operator: Duas semanas depois de ter sido submetido a uma cirurgia para a remoção do apêndice, Carlos Sainz conquistou a sua terceira vitória da carreira em Melbourne.
Max Verstappen arrancou da pole position pela terceira vez consecutiva em 2024, mas um incêndio no travão direito do seu Red Bull pouco depois da partida fez com que fosse forçado a abandonar uma corrida pela primeira vez desde o Grande Prémio da Austrália de 2022.
Sainz, que assumiu a liderança na terceira volta, realizou uma corrida imaculada, executando na perfeição a estratégia de duas paragens seguida pela maior parte dos pilotos das equipas da frente.
O piloto espanhol dispunha de cerca de três segundos de vantagem sobre Charles Leclerc à entrada para a última volta, altura em que um forte acidente de George Russell motivou um período de Safety Car Virtual.
A classificação não viria, por isso, a alterar-se, com os dois pilotos da formação de Maranello a garantirem uma dobradinha em Melbourne.
Lando Norris obteve o seu 14º pódio da carreira e o primeiro da temporada de 2024, enquanto o segundo McLaren de Oscar Piastri foi o quarto classificado diante do público australiano.
Sergio Pérez efetuou uma corrida discreta aos comandos do Red Bull RB20 sobrevivente, não indo além de um solitário quinto lugar.
Fernando Alonso, que se defendia dos ataques de Russell quando o britânico perdeu o controlo do seu Mercedes, terminou em sexto, diante do outro Aston Martin de Lance Stroll.
O abandono tardio de Russell consumou uma difícil corrida para a Mercedes, que já tinha visto Lewis Hamilton ser forçado a abandonar na sequência de um problema na unidade motriz.
O oitavo lugar ficou para o RB de Yuki Tsunoda, ao passo que a Haas colocou dois monolugares nos pontos, com Nico Hulkenberg em nono e Kevin Magnussen em décimo.
Classificação do Grande Prémio da Austrália