Pole position com sabor especial: Carlos Sainz brilhou diante dos Tifosi e colocou o Ferrari na primeira posição da grelha de partida para o Grande Prémio de Itália.
O piloto espanhol alcançou a sua primeira pole da temporada ao rodar em 1:20.294, tempo que lhe permitiu superar Max Verstappen por 13 milésimos de segundo.
Charles Leclerc terminou 67 milésimos de segundo atrás do seu colega de equipa e arrancará para a corrida do terceiro posto, diante do Mercedes de George Russell.
Sergio Pérez foi o quinto classificado ao volante do segundo monolugar da Red Bull e dividirá a terceira linha com o Williams pilotado por Alex Albon.
Oscar Piastri levou o melhor dos carros da McLaren ao sétimo posto, batendo o Mercedes de Lewis Hamilton e o outro MCL60 de Lando Norris, enquanto Fernando Alonso encerrou os dez primeiros.
Yuki Tsunoda falhou o acesso à derradeira fase da sessão por 13 milésimos de segundo e alinhará para a corrida à frente do outro AlphaTauri de Liam Lawson, que se qualificou num positivo 12º posto na sua segunda qualificação na Fórmula 1.
O Haas de Nico Hulkenberg, o Alfa Romeo de Valtteri Bottas e o Williams de Logan Sargeant também não conseguiram avançar para o Q3 em solo italiano.
Na primeira fase da sessão, disputada com pneus duros, ficaram eliminados o Alfa Romeo de Zhou Guanyu, os Alpines de Pierre Gasly e Esteban Ocon, o Haas de Kevin Magnussen e o Aston Martin de Lance Stroll.
Foi a primeira vez desde o Grande Prémio de Singapura de 2016 que a Alpine, então designada por Renault, falhou a passagem ao Q2 com os seus dois carros.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Itália