Sebastian Vettel estragou a festa da Red Bull e conquistou a pole position para o Grande Prémio de Singapura, enquanto o líder do campeonato não foi além da quinta posição.
Numa volta em que o seu Ferrari chegou a tocar nos muros do traçado citadino de Marina Bay, o alemão estabeleceu um tempo de 1:39.491 e assegurou a 49ª pole position da carreira.
Max Verstappen não melhorou o seu tempo na derradeira tentativa e teve de se contentar com a segunda posição na grelha de partida, igualando o seu melhor resultado de sempre em qualificação.
Daniel Ricciardo parecia estar mais rápido do que o seu colega de equipa durante todo o fim de semana mas não foi capaz de confirmar isso na qualificação, obtendo a terceira posição na grelha para a corrida de amanhã.
Kimi Raikkonen era consistentemente o mais rápido no primeiro setor mas perdeu tempo no resto do circuito e ficou-se pela quarta posição, a mais de meio segundo de Vettel.
Numa sessão em que a Mercedes foi incapaz de lutar pela pole position, Lewis Hamilton não foi além da quinta posição, sendo cerca de seis décimos mais lento do que o seu principal adversário na luta pelo título.
Valtteri Bottas não conseguiu acompanhar o ritmo do seu colega de equipa e vai arrancar de sexto depois de ficar a 1,3s de Vettel.
Nico Hulkenberg levou o Renault à sétima posição e foi o melhor dos outros, com Carlos Sainz a completar os dez primeiros.
Pelo meio ficou a McLaren, que conseguiu chegar com ambos os carros ao Q3. Fernando Alonso foi o melhor dos MCL32 ao terminar em oitavo, diante do seu colega de equipa Stoffel Vandoorne.
No Q2 ficaram eliminados o Renault de Jolyon Palmer (11º), os Force India de Sergio Perez (12º) e Esteban Ocon (14º), o Toro Rosso de Daniil Kvyat (13º) e o Haas de Romain Grosjean (15º).
De fora na primeira fase ficaram o Haas de Kevin Magnussen, os Williams de Felipe Massa – que não evitou uma colisão no muro – e Lance Stroll e os Sauber de Pascal Wehrlein e Marcus Ericsson.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Singapura