Sebastian Vettel bateu Max Verstappen por 86 milésimos de segundo e regressou às pole positions no Autódromo Hermanos Rodriguez.
O alemão estabeleceu um novo recorde da pista no México ao rodar em 1:16.488 na derradeira volta do Q3, tirando a Verstappen a oportunidade de se tornar o mais jovem de sempre a obter uma pole na Fórmula 1.
Lewis Hamilton errou na sua última volta e não melhorou o tempo da primeira tentativa e ocupará a terceira posição na grelha de partida para uma corrida onde um quinto lugar lhe dará o quarto título de campeão do mundo.
O outro Mercedes de Valtteri Bottas foi quarto a apenas 24 milésimos do seu colega de equipa. O finlandês abortou a sua primeira volta após ter encontrado o Red Bull de Verstappen a rodar a baixa velocidade no primeiro setor.
Kimi Raikkonen terminou em quinto e ficou a mais de sete décimos do SF70H de Vettel, com Esteban Ocon a ser sexto e a superar o Red Bull de Daniel Ricciardo, que não foi além da sétima posição.
Na Renault, Nico Hulkenberg conseguiu colocar-se à frente de Carlos Sainz para assegurar a oitava posição, enquanto Sergio Perez fechou os dez primeiros diante dos seus fãs.
No Q1 foram eliminados os Williams de Felipe Massa e Lance Stroll, o Toro Rosso de Brendon Hartley – que parou em pista após um problema de motor – e os McLaren de Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne.
O espanhol ainda impressionou ao ser 5º no Q1 – marcando o melhor tempo para o segundo setor – mas à semelhança de Vandoorne não rodou no Q2 devido às penalizações que terá de cumprir.
Pelo Q1 ficaram os Sauber de Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein, os Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen e o Toro Rosso de Pierre Gasly, que não completou qualquer volta depois do problema no motor do STR12 esta manhã.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do México