A Ferrari foi a mais rápida na primeira manhã de testes de pré-temporada em Barcelona, com Sebastian Vettel a superar o Mercedes de Valtteri Bottas.
Vettel realizou a sua volta mais rápida – 1:22.791 – com pneus médios e aproximou-se do melhor tempo dos testes do ano passado – 1:22.765 – estabelecido por Kimi Raikkonen com os ultramacios da Pirelli.
Quanto a Bottas, estabeleceu o seu tempo mais rápido com pneus macios, tendo sido o piloto que mais voltas realizou no circuito de Barcelona – 79, com a distância de um Grande Prémio a ser de 66. O finlandês será substituído por Lewis Hamilton na sessão da tarde.
Atrás de Vettel e Bottas ficou o Force India VJM10 de Sergio Perez, que rodou com os pneus macios na sua volta mais rápida.
Enquanto Mercedes e Ferrari não tiveram dificuldades em fazer longas séries de voltas e tempos razoavelmente rápidos, a Red Bull conseguiu apenas quatro voltas, já que Daniel Ricciardo parou em pista no final da primeira hora com um problema num sensor do RB13, causando a única bandeira vermelha do dia até agora.
As coisas correram ainda pior para a McLaren, com Fernando Alonso a completar apenas uma volta de instalação antes de regressar à garagem com problemas de óleo no motor Honda.
Também não foi uma manhã fácil para a Haas, que viu o VF-17 parar à entrada do pitlane com problemas. Kevin Magnussen não demorou muito a regressar à pista, mas terminou a sessão com um acidente que danificou a asa da frente do seu Haas.
Tabela de tempos da primeira sessão de testes em Barcelona: