A edição de 2021 do Grande Prémio da Grã-Bretanha ficará marcada pela realização da primeira corrida sprint da história da Fórmula 1. Confira aqui todas as particularidades do formato e o impacto que este terá no fim de semana de Grande Prémio.
Introduzidas pela Liberty Media com o intuito de aumentar o espetáculo e como forma de garantir competição nos três dias do Grande Prémio, à semelhança do que acontece nas categorias de promoção, as corridas sprint serão testadas em três eventos da temporada de 2021.
Caso seja bem sucedido em 2021, este novo modo de definir a grelha de partida para um Grande Prémio poderá ser alargado a mais corridas no próximo ano.
Como funciona?
Com uma extensão de 100 quilómetros, cerca de três vezes menor do que a corrida de domingo, a corrida sprint de qualificação terá uma duração de 25-30 minutos.
As equipas terão a oportunidade de escolher entre os compostos de pneus disponibilizados pela Pirelli e as paragens nas boxes não serão obrigatórias.
A grelha de partida para a corrida sprint de qualificação será decidida através de uma sessão de qualificação tradicional na tarde de sexta-feira, enquanto os resultados da corrida sprint determinarão a ordem de partida para a corrida de domingo.
O vencedor da corrida sprint será, assim, considerado o homem da pole position, ao invés do piloto que for o mais rápido na sessão de qualificação de sexta-feira.
Formato do fim de semana
Sexta-feira
- 1º Treino Livre (60 minutos)
- Qualificação tradicional para definir a grelha para a corrida sprint de qualificação
Sábado
- 2º Treino Livre (60 minutos)
- Corrida sprint de qualificação de 100 quilómetros
Domingo
- Corrida
Pneus
Se num fim de semana normal a alocação de cada piloto é composta por 13 jogos de pneus, durante um Grande Prémio com qualificação sprint a Pirelli limitará a sua oferta e disponibilizará 12 conjuntos.
No dia de sexta-feira, os pilotos poderão utilizar um máximo de dois jogos de pneus na primeira sessão de treinos livres e terão cinco jogos do composto macio disponíveis para a qualificação.
Já na manhã de sábado, as equipas cumprirão a segunda sessão de treinos livres com um composto à sua escolha, regra que também se aplicará à corrida sprint de qualificação, que decorrerá na tarde do mesmo dia.
Isto significa que, ao contrário do que acontece nas restantes corridas, os 10 primeiros na grelha não terão de arrancar com os pneus que utilizaram no Q2.
Os dois jogos restantes serão utilizados durante o Grande Prémio de domingo, com as equipas a poderem escolher o composto com o qual arrancarão para a corrida.
Sexta-feira
1º Treino Livre: Escolha livre (2 sets no máximo)
Qualificação: Pneus macios (5 sets)
Sábado
2º Treino Livre: Escolha livre (1 set)
Corrida sprint de qualificação: Escolha livre (1 set)
Domingo
Corrida: Escolha livre (2 sets)
Pontos
Serão atribuídos pontos aos três primeiros classificados da corrida sprint de qualificação: três para o primeiro, dois para o segundo e um para o terceiro.
Embora não haja cerimónia de pódio para coroar estes três pilotos, o vencedor, que arrancará da pole position para a corrida de domingo, receberá um troféu no parque fechado, procedimento semelhante àquele que acontece após as sessões de qualificação com os pneus em miniatura da Pirelli.